URBE LATAM

Parceiros Institucionais

Joaquim de Melo Netto

Joaquim de Melo Neto Segundo nasceu no dia 6 de abril de 1964 em Recife (PE). Ex-seminarista, é empreendedor social fundador do Banco Palmas. Vive no Ceará e trabalha com economia solidária em treze comunidades do Nordeste e do Centro-Oeste. Teólogo e Educador, Criou o Banco Palmas, o primeiro comunitário do país e o mais importante, e introduziu um modelo inédito com propriedade e gestão da comunidade . O nome é de realeza, mas foi nos grotões do Nordeste que o líder comunitário encontrou o maior tesouro de sua vida: a luta contra a pobreza. Filho de pai andarilho, Joaquim, 46, como prefere ser chamado, nasceu em Recife e se criou em Belém, mas só encontrou “a parte que lhe cabia nesse latifúndio” em um lixão na periferia de Fortaleza, para onde se mudou aos 22 anos com o objetivo de se formar padre. Abandonou a batina, mas não sem antes prometer ao cardeal que dedicaria sua vida aos pobres -promessa que cumpre todos os dias há anos no esquecido Conjunto Palmeira, a 18 km da capital.

Natália Sciammarella

Desde 2017 é a Diretora Presidente do maior banco comunitário do Brasil, o Banco Mumbuca. Também atua desde 2014 como sub coordenadora de gestão do Instituto Palmas de Desenvolvimento e Economia Solidária. É formada em gestão de recursos humanos e faz pós graduação em gestão de projetos e programas sociais.

Tião Rocha

É “antropólogo por formação, educador popular por opção política, folclorista por necessidade e mineiro por sorte.” Fundador e Presidente do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento/CPCD, organização não governamental sem fins lucrativos, criada em 1984, em Belo Horizonte/MG, que trabalha com educação popular e com desenvolvimento comunitário.