O URBE Latam é um projeto de pesquisa que atua junto às comunidades do Morro do Preventório, em Niterói, Rio de Janeiro,  e El Pacífico, Medelin, Colômbia, a fim de contribuir para a potencialização de ações de resiliência de sujeitos e grupos frente a desastres socioambientais, entre outras adversidades. Desde 2019, vem desenvolvendo ações de cunho participativo para a produção de metodologias a fim de contribuir para o fortalecimento de estratégias coletivas e vínculos comunitários nas favelas do Preventório (e arredores) e El Pacífico.

O projeto está ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Brasil; a Universidade de Antioquia (UdeA), na Colômbia; e a Universidade de Glasgow, na Escócia.

O UrbeLatam possui um perfil inclusivo e participativo, pois os moradores dos territórios fazem parte da equipe e das atividades realizadas pelo projeto. Como, quando e onde são realizados os trabalhos têm como base essa relação que o  mesmo estabelece com as comunidades. Além disso, a  equipe do UrbeLatam conta com graduandos, pós-graduandos e profissionais de diversos campos de saber: das engenharias, das ciências sociais, da educação, da psicologia, da geologia, entre outros que conformam a interdisciplinaridade deste projeto.